sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pensamento e Realidade


Você que esta lendo este texto só existirá em minha realidade se você interagir comigo.
Nossa realidade é criada em nosso pensamento, ela pode ser boa ou ruim de acordo com o que queremos que ela seja. Ela é individual. Um índio em uma distante ilha não conhece a torre Eiffel; logo nem a França, nem Paris, nem a torre existem para ele. Não está em seu pensamento, então simplesmente elas não existem.
Se formamos nossa realidade individual, podemos ter a vida que desejarmos, isto inclui, sermos ricos ou pobres, felizes ou depressivos, bonitos ou feios e assim por diante. A discussão então é: a realidade é criada, e o meu mundo existe só para mim, ou ele interage com outras realidades?
Se pensarmos, e acreditarmos na existência de um universo dentro de nós (já que a crença é a base da formatação da realidade), todas as colocações religiosas e de auto ajuda passam a ter um sentido muito lógico. Desde a “fé que remove montanhas”, passando por PNL, a iluminação pela busca interior e a força do pensamento positivo só existem porque o pensamento e a crença concretizam a realidade individual.
Até ai nada de muito interessante, mas o principal então será, qual é o ponto de intersecção das realidades. Como se formam este conjunto de individualidades. Se somos micro universos dentro de universo maior, célula de um todo criando realidades próprias, como podemos interagir? Ou nosso mundo é individual?
Todos os nossos laços de amizades e conhecimentos podem se modificar a partir de um AVC? Nova realidade se cria e todas as pessoas que eu conhecia passam a não ter nenhum relacionamento com meu passado, já que ele foi apagado de minha memória. Nossa sequencia de memórias passadas é que constroem minha realidade atual, que pode ser modificada pela simples vontade ou pelas circunstâncias da minha vida presente.
Cura de doenças, conquistas materiais, conhecimento de outros planos, outras dimensões através de meditação ou outras práticas é um exercício de ampliação do pensamento. Ampliação da realidade. O limite de nossas vidas é o limite de nosso pensamento.
Bom, podemos então, usando nossa liberdade de criação entendermos que somos energia, por isso não há individualidade. O pensamento não é individual, assim, a intersecção de realidades simplesmente não existe, já que o pensamento é uno. Somos um organismo, ou melhor parte de um organismo que só existe como um todo, assim como uma célula não faz sentido sem um ambiente para que ela viva. Somos observadores e observados ao mesmo tempo.
A não existência da individualidade, isto é, não somos seres que criam realidades individuais e sim fazemos parte de um mesmo pensamento (somos um só organismo de energia), pode nos levar a uma outra forma de entendimento da vida. Somos culpados e vitimas de tudo que acontece nesta “versão” de vida que nos apresentamos. Isto nos eleva ao mesmo nível de responsabilidade de qualquer outro ser pensante sobre todos os acontecimentos em nossa existência, seja ele presidente, premio Nobel ou gari.
Difícil aceitar essa condição? O importante é pensar, e existir. Sozinho ou em conjunto.