quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

História da Humanidade - Capítulo Final – Além da Vida



Morreu. Pronto acabou! Será?
A humanidade continua se você morrer, claro. Mas e se todos morressem ao mesmo tempo?
O Apocalipse, Nostradamus, os Maias e mais inúmeros povos e profetas já marcaram uma data para o fim da humanidade. A data mais popular do momento é o ano de 2012, profetizada pelo calendário Maia (cultura pré-colombiana estabelecida entre 1.000 a.c. a 250 d.c.).
O que nem todo mundo sabe, é que, se por um acaso o mundo não acabar em 2.012 já tem uma nova data para o fim. E desta vez conta com um nome de peso assinando a profecia. Nada mais nada menos que o físico britânico Isaac Newton. Ele mesmo, o da maçã, sem mordida (não confundir com o Steve, onde a maça já estava mordida e nem com Adão, que mordeu a maçã depois). Newton viveu entre 1.642 e 1.727, estudou profecias apocalípticas escritas na Antigüidade, tentou decifrar o que ele considerava conhecimentos secretos, conhecimentos codificados nas escrituras sagradas.
Entre os manuscritos do cientista, há um no qual ele tenta calcular o fim do mundo segundo o livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento, e chega à conclusão de que ele acontecerá no ano 2.060. Sorte que ele afirma não ter 100% de certeza, apesar dos estudos terem a mesma meticulosidade demonstrada em seu trabalho como cientista.
Melhor que os Maias, ainda nos sobra uns 48 anos...
Bom, mas a pergunta ainda continua. E se acabar?
Sem entrar no mérito religioso, onde cada um tem a sua, é interessante citar que existem inúmeras religiões no mundo e pelo menos dois terços da população em mais de 80% dos países do mundo seguem alguma religião (fonte: PubliFolha) e grande parte delas afirmam que o final não está em nosso fim.
Enfim (se é que existe final), poderia ficar horas e horas falando sobre as possibilidades da humanidade após um possível término, mas achei melhor lembrar um conto budista que pode nos ajudar nesta difícil tarefa de falar do além. Ele é mais ou menos assim:

“Um dia, um jovem budista em sua jornada para casa, veio para as margens de um rio largo. Parando irremediavelmente no grande obstáculo a sua frente, ponderou... como atravessar tal barreira?
Estava prestes a desistir de sua jornada quando viu um grande mestre do outro lado do rio. O jovem budista grita para o mestre:
"Oh sábio, você pode me dizer como chegar ao outro lado do rio"?
O mestre pondera por um momento, olha para cima e para baixo e grita de volta:
"Meu filho, você está do outro lado".