sexta-feira, 9 de setembro de 2011

No fundo, no fundo....



Todo mundo quer ser rico, bonito e cheiroso. Quer ter uma casinha de final de semana em Mônaco, curtir um "friosinho" nos Alpes, repensar a vida Paris, sair um pouco da dieta na Itália e quem sabe espiritualizar-se um pouco ali na Índia. Índia... humm... um "pouquinho" mais para baixo, ali em Bali. É exótico também.
Enfim, todo mundo quer ter sucesso, muito sucesso.
Essa é a grande caminhada para muita gente, mesmo sabendo, lá no fundo, que não vai dar certo.
Mas tem a propaganda, essa propaganda que teima em dizer que você pode, pior ainda, você deve!
E então começa loucura, a tônica é: trabalhe muito, faça umas "trapacinhas" de vez em quando, pequenas trapaças para "chegar lá" pode sim, quase tudo pode né?
E assim anos se passam, tentando, tentando... e olha... alguns realmente consegue atingir esse "paraíso" terrestre. Dinheiro, prazeres e compras, muitas compras. Vamos comprar tudo! Até bonito a gente fica!! Vai uma Ferrari aí?
Essa se torna a meta de muitas pessoas, ter, ter muito, ter muito de tudo!
Essa busca é um espelho, distorcido, mas um espelho do que todo mundo procura na verdade, a felicidade.
Um monte de "gurus" dizem que a felicidade está mais perto que a gente imagina, dentro da gente mesmo. Que piegas isso não? Mas dentro da gente não tem Ferrari!?
Mas pode ter caviar, bons vinhos, trufas, destilados escoceses, espumantes de regiões únicas da terra, mas... estas coisas entram e saem da gente. E de uma forma meio esquisita, meio mal cheirosa. Nossa! Saem iguais as outras coisas menos nobres que entram também.
Espelhos tem a função de refletir, dependendo da posição, refletem outras realidades que a gente não consegue enxergar. Não conseguir enxergar não necessariamente quer dizer que não exista. Então pode ser que exista outra forma de ser feliz? Que não precise de nada disso? Que dá para chegar a tão sonhada felicidade, que tem quase o mesmo significado de Paz, sem precisar comprar nada?!?
Há uma pequena, mas fundamental confusão entre sobreviver (daí a necessidade de comprar, conforto, bem estar físico) e VIVER.
Viver pode ser muito mais que apenas ter e sobreviver. Com pouco ou com muito, não importa, o que importa mesmo é estar bem. Estar em paz. Estar feliz. Em qualquer lugar.
Ah... Isso a propaganda não tem como vender. Na verdade não tem como se comprar! Então, tem que se conquistar, e esta conquista está onde? Aí meu Deus... dentro da gente mesmo. Que chato isso não? Vira, vira, vira e sempre cai na mesma. Parece papo de cirurgião, mas infelizmente a felicidade esta bem ali. No fundo, no fundo... no fundo da sua alma. Bem mais perto que Bali, mas... que Bali é lindo, é lindo.