quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A vida esta ficando cada vez mais enlatada!


Tudo pronto.
Frases? Já vem pronta. Relacionamento? Em 140 caracteres. Opinião? A da maioria. É a era da “informação digital”. Nunca, pelo menos na história escrita, a humanidade teve a disposição tanta informação. Então deveríamos estar mais inteligentes, com um senso critico muito mais apurado, conceitos mais elaborados, mas...
Primeiro o rádio, uma espécie de áudio-book, instigando a imaginação com suas novelas, a informação em tempo real e as belas canções que embalavam as noites das famílias em suas casas. Depois a televisão, fonte de imagens e sons que já esboçavam um enlatamento da cultura, com programações ditas populares, “entretenimento de alienação”, criando um modelo de vida irreal com a contribuição da propaganda do mundo de Alice. Música? Somente aquelas que se canta com a bunda. Aí vem a internet, ah... essa sim, com a força da liberdade de expressão, com um volume indescritível de informação, imediata, o mundo a disposição, e... enlatou mais ainda? Um volume de informações rápidas, por mais contraditório que pareça, na maioria das vezes superficial.
Mas não são os meios e sim quem recebe as informações que está utilizando menos seu único diferencial dos outros animais: o pensar.
A dinâmica da vida de sobrevivência está nos levando a não nos relacionarmos mais. Não discutirmos os assuntos com um pouco mais de profundidade. Não nos darmos tempo para encontrarmos com outras pessoas, sentarmos com elas e desfrutarmos da melhor de todas as mídias: a boca.
Como faz bem conversar, ao vivo, em cores. Escutar, argumentar, ouvir estórias e histórias, vivências, tristes ou engraçadas, não importa: experiências, que nos faz sentirmos vivos.
É hora de criar o movimento “Slow Life”. Sem TV, com menos internet e mais bares, chopes, cafés, restaurantes... qualquer coisa ou lugar onde possamos encontrar pessoas. Sentar e gastar muito tempo com elas. Não há nada mais interessante que filosofia de final de noite. Exercitamos nosso direito de expressar, discordar, concordar, mas estamos ali, defendendo idéias. A vida é para se levar devagar, correndo menos e convivendo muito mais.
Bom, então desliga logo esse micro e vai procurar uma pessoa bem bacana para conversar. Tchau!