sábado, 23 de outubro de 2010

Ensaio sobre a educação

Onde se origina o pensamento? Este é um questionamento que acompanha a filosofia desde de seu início. Sendo o cérebro humano um órgão do corpo que reage quimicamente aos estímulos externos, podemos acreditar que nosso pensamento é um estímulo ao cérebro e não está contido nele. Então onde ele está? Seria nossa alma? O pensamento estaria em um momento anterior as reações de nossos neurônios? Com essa premissa poderíamos modificar a idéia mesmo antes dela ser captada pelos nossos sentidos. Onde estaria a origem do pensamento?
Nosso pensamento, mente ou consciência pode ser a essência de nossa vida comandando nosso corpo e todas as respostas eletroquímicas de nosso organismo.
Através da meditação, como um exercício de “esvaziamento” do cérebro, poderíamos libertar a verdadeira existência, livre da contaminação do mundo externo e poderíamos também nos analisar como se estivéssemos fora de nós mesmos. Admitindo isso podemos desconstruir o padrão mental formado nestes últimos séculos e ter uma outra visão de nosso desenvolvimento e formação.
Hoje nossa educação é baseada em uma formação técnica, onde sempre aprendemos a desempenhar funções e papéis em uma sociedade. Esta forma de educação nos leva a construirmos um padrão mental, que transforma o ser humano em pequenas máquinas desempenhando funções específicas. Isto ocorre de forma ainda mais intensa na fase adulta onde as especializações vão se afunilando, como ocorre em v ários segmentos profissionais. O profissional pode ter um desvio de caráter, pouco senso analítico, ignorar grande parte da cultura existente, mas ser um excelente especialista em determinada área e ser muito valorizado na sociedade atual com grande recompensa financeira, base de nossa estrutura de valores. Isto de certa forma é um incentivo a alienação e ao progresso da criação do padrão mental.
Aceitando uma consciência fora de nosso estado físico, deveríamos ter uma educação onde a base seria a língua, para nos comunicarmos e o principal seria o desenvolvimento do pensamento crítico. Dai para frente cada um teria a liberdade para busca o conhecimento e o desenvolvimento de suas aptidões, de acordo com sua vontade e necessidade. Porque uma pessoa em formação tem que aprender física, química, história, entre outras matérias, sendo que não foi dada a ela as ferramentas necessárias para que tenha a capacidade de escolher seus estudos e seu desenvolvimento. Poderíamos transformar a realidade em que vivemos, simplesmente admitindo a possibilidade de desconstruir o padrão mental imposto por nossa formação escolar e de vida. Podemos criar um sistema de formação de pensamento livre.
Quando se fala as quatro ventos, principalmente em períodos eleitorais, sobre a importância da educação, raramente é levada a discussão com verdade. A educação necessária está muito longe de criarmos técnicos. Somos uma civilização do século 21. Já estamos na hora de vivermos os conceitos desse novo século.