sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Recomeçar e aprender. Sempre.



Aprender é esvaziar-se. É deixar que as energias circulem. É poder olhar no espelho e ter a certeza de que nada sabe.
Temos todos os dias para aprender. Sob a luz do sol se desvenda um mundo, sob o reflexo da lua nos repousam as reflexões. Feito assim, de luz e sombras, por vezes de escuridão, vão se construindo vidas. De observações, tropeços, alegrias...
Precisamos apenas estarmos abertos: aos erros, a vida!
As vezes achamos que aprender é acumular, sejam experiências ou conhecimentos, mas não, é o inverso disto, é deixar nossas experiências, abandonar nossos conceitos, deixar para traz o que passou, abrir-se para o novo. Estar sempre pronto para caminhar. Para frente!
Estamos prontos a cada dia, ao abrir os olhos, depois de vivermos sem as amarras de nosso corpo, começamos uma nova história, a cada amanhecer, desde que não estejamos presos ao passado. E o passado foi ontem!
Não é preciso entender de tudo, ser um especialista, um expert. Não é preciso ter nada, apenas estar aberto, sentindo suavemente a brisa do conhecimento nos tocar, todos os minutos.
Entender isso, é experimentar um pouco da liberdade de ser. Apenas ser.
Quando um ciclo se encerra, é momento de refletir, sobre o que somos, o que nos tornamos, sobre o que queremos ser... Queremos ser felizes!
Tão complexo e simples, tantas e tantas tentativas para nos sentirmos apenas leves.
Aprender a leveza da vida é um grande esforço de esvaziar a mochila. Exercício de não pensar muito. Em um livro sagrado diz-se mais ou menos assim: “conquistar nossos pensamentos é como dominar o vento”, talvez por que, o grande domínio seja se juntar ao vento.
Recomeçar é um ato de acordar, todos os dias. Aprender é a função da nossa vida atual, apenas isso é importante, a cada minuto sermos outra pessoa. Aprender, novo ciclo, nova vida...
Que venha mais um ciclo de transformações, internas ou externas, até que um dia, talvez um pouco distante, consigamos chegar a tranqüilidade do imutável, a serenidade da constância, da verdade, da clareza, da paz.
Neste momento chegaremos a nós mesmo e estaremos a um passo de Deus, que está em nós. Sempre.