quarta-feira, 15 de junho de 2011

A História da Humanidade - Parte 0


Gênesis Revisitado - A Origem da Vida

Em nossa saga “A História da Humanidade – Partes I, II e III”, faltou o início da vida, o que pode nos trazer um errado entendimento de toda evolução humana. Por isso, este texto nos traz à luz, os elementos que nos formaram e a real importância de cada um deles na constituição de nosso seres.
“O primeiro requisito fundamental refere-se à disponibilidade dos elementos químicos essenciais à vida. De fato, o carbono, o hidrogênio, o oxigênio, o nitrogênio, o fósforo e o enxofre, denominados coletivamente "elementos biogênicos" (geradores de vida), estão entre os mais abundantes do universo. Estão, por isso, sempre presentes em grande quantidade em planetas ou satélites grandes e frios o suficiente para possuírem atmosferas, e tendem a se acumularem em suas camadas superficiais. Por outro lado, a natureza das reações bioquímicas conhecidas exige que as temperaturas reinantes permitam a existência de água em estado líquido. Estes limites são fundamentais aos conceitos de habitabilidade (como diria Tite, atual técnico do Corinthians) planetária e de zona habitável.” Esta introdução foi extraída do site Wikipédia para que tenhamos um entendimento perfeito dos elementos, decifrando assim as funções de cada um deles para nos conhecermos como criaturas e nos tornarmos seres humanos melhores.
Bom, então vamos lá...
O carbono tem a função básica da reprodução. Este elemento nos trouxe os órgãos genitais e a libido para que pudéssemos nos aproximar e introduzir em outros seres o conceito da reprodução em série. Com o advento da tecnologia este elemento se tornou obsoleto, mas de fundamental importância nos primórdios da vida. A vida humana, de acordo com pesquisas arqueológicas, surgiu na África e os seres eram negros justamente pela reprodução através do elemento “carbono”. As cópias dos seres foram evoluindo de acordo com novas mutações genéticas e descobertas científicas como: Mimiógrafo, Xerox, Impressões a laser etc. Gutemberg foi um importante observador destes processos antes de criar a imprensa.
O hidrogênio, oxigênio e nitrogênio formam um grupo, que, como o próprio nome diz, dá ao ser humano a “genialidade”. De acordo com suas combinações formam os seres mais ou menos capazes nas diversas áreas. A inicial “hidro”, do elemento hidrogênio, nos traz a sede e conseqüentemente a formação e dependência da água. As iniciais “Oxi e Nitro” como prefixo de gênio significam respectivamente: o ar, fundamental para fazermos exercícios aeróbicos e o “Nitro” que em grande quantidade as vezes tornam as pessoas mais explosivas.
Como exemplo destas combinações perfeitas podemos citar Pelé, gênio do futebol, que possui muito dos três elementos.
O fósforo nos traz a religiosidade, a luz. A eterna busca pela iluminação. Acende em nós a chama do amor, o fogo da paixão. A centelha divina em cada um de nós. Podemos nos queimar as vezes, mas faz parte do aprendizado da vida.
Por último o enxofre, atribuído aos infernos. Significa o lado escuro de nossa existência. Quando percebemos que algo não cheira bem, é a memória atávica deste elemento que formou você também. Até hoje, em algumas ocasiões, pessoas liberam odores desagradáveis por orifícios corporais que comprovam a existência deste elemento em nossa constituição. Importante lembrar que somos formado de luz e sombra (fósforo e enxofre, nos primórdios).
Conhecendo agora os elementos e suas importantes contribuições em nossa formação, não só orgânica como espiritual, podemos seguir nossos caminhos com mais segurança. E estes conhecimentos nos traz uma importante base para o entendimento dos textos: A História da Humanidade – partes 1, 2 e 3 publicada neste blog.
Boa caminhada à todos.