terça-feira, 15 de março de 2011

A História da Humanidade – Parte 1


No princípio era o caos. Se bem que até hoje continua meio complicado... depois foi criada a célula, o mar, as plantas, o barro e pronto; chegou o homem para bagunçar tudo. A mulher também. Tudo bem... com mais charme, mais bonita, sensível, mas tem sua grande parcela na bagunça. Ah!!! Antes do homem veio a cobra, que seduziu Adão. Ele comeu a maçã (que virou Ipod, Iphone, Ipad... mas isso é para depois) e da sua costela criou a Eva. Bom, essa primeira parte já está clara; então vamos seguindo.
A história é contada a partir da escrita, então vamos fazer um resumo até este momento para termos uma noção geral da evolução humana e chegarmos nas partes mais importantes.
Existia o macaco, depois ele começou a andar, foi chamado de homo sapiens, apareceu a Luzia (o mais antigo fóssil humano) e foram se juntando... procriando... procriando... até ter um monte de gente, e começaram a escrever. Neste momento, há mais ou menos cinco mil anos antes de Cristo, começa a história escrita da humanidade. Existe um esquema que explica isso muito fácil: um macaco agachado que vai se levantando, fica em pé e vira homem. Enquanto ele estava de quatro não existia a certeza dele realmente ser homem.
Os sumérios, assírios, escreveram pouco, pois eram muito ocupados com trabalhos braçais, não tinham muito tempo para se dedicar a literatura, que começou a ficar mais interessante com os egípcios. Aí já existia um Faraó, que colocava um monte de gente para trabalhar para ele e tinha mais tempo para outras coisas.
Mas quem realmente desenvolveu o pensamento como ele é hoje, foram os Gregos. A filosofia, astronomia, matemática, artes, quase tudo, pouca coisa foi criada depois deles. Importante mesmo, só o futebol.
Concomitante ao desenvolvimento do pensamento, neste período, ocorreu um boom imobiliário, período qual, foram construídas várias pirâmides pelo mundo. Egípcios, Maias, Incas, vários povos erguiam seus “arranha-céus” por todo o planeta, mais a maioria literalmente se enterrou em suas empreitadas. Depois disso as construções diminuíram de tamanho, se tornaram mais práticas, até chegarmos aos nossos “Flats”.
Mas vamos nos atentar para os Gregos que foram a base do pensamento ocidental. Grandes obras literárias, grandes pensadores, artistas, poetas surgiram nesta época e nos influenciam até hoje. Foi escrita uma das mais belas obras humanas: a mitologia Grega. Dentre as principais personagens desta história podemos destacar: Homero. Pisandro de Rodes, Paniasis de Halicarnaso e Antimaco de Colofón. Tirteo de Esparta e Mimnermo de Colofón. Na frente: Platão, Sócrates, Casagrande, Maradona e Pelé (apesar do sistema da época já era Rei, assim como Roberto Carlos, o cantor, claro). Ronaldo, mais da atualidade, até pouco tempo teve um grande peso em nossa civilização.
Há mais de dois mil anos surgiram os romanos. “Má que belo povo”!!! Se achavam. Começaram a invadir tudo. Invadiram a Grécia e se apoderaram da mitologia deles, trocando os nomes dos deuses, como por exemplo: Zeus, um dos principais entre os deuses, tem como seu equivalente Júpiter na mitologia romana. Poseidon virou Netuno; Afrodite é Vênus; Dionísio, deus do vinho virou Baco (daí a expressão “é do balacoBaco”), Lula que virou Dilma, e assim por diante. Criaram de importante: O Coliseu, a Pizza e o Macarrão (trazido da china por Marco Pólo, criador também daquelas camisas com gola). Ah... também a forma de falar com as mãos: juntam-se os dedos e fica balançando. Serve para quase todas as ocasiões.
No final deste período vem a terra o Filho de Deus onde zera tudo e começamos uma nova história, que continuará na: História da Humanidade – Parte 2. “A Missão”. Não tinha como não acrescentar isso... Aguardem!

Obs.: Esta é a história contada sob a ótica ocidental. Em breve será lançada “ A história da humanidade sob a perspectiva oriental”.