terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O limite entre a ilusão e a realidade


Circulou na mídia a notícia de um possível estupro transmitido ao vivo por um programa da TV brasileira. Não podia deixar de expressar minha opinião, ou melhor, minha indignação pela forma como foi conduzido o caso pela emissora que ofereceu mais este lastimável episódio da triste TV aberta deste país.
A analise é sob o ponto de vista do que é realidade e o que é ilusão. Vamos lá.

Ilusão
Vai para o ar uma cena de um possível estupro em um programa de televisão.
Reality
Um "jornalista" que conduz o programa entra no ar e diz: o amor é lindo!

Ilusão
Varias reclamações do público chegam ao Ministério Público, a emissora, as autoridades; a polícia abre uma investigação e o protagonista do caso é expulso do programa.
Reality
O mesmo "jornalista", apresentador, vai ao ar novamente e esclarece ao público que o protagonista do suposto estupro violou as regras do programa e foi expulso por "comportamento inadequado"!!!!
Estupro não é mais um crime hediondo, é um "comportamento inadequado" que violam as regras do programa em questão e não a lei vigente do país!

Ilusão
As pessoas ficam preocupadas com a integridade da vitima.
Reality
A suposta vitima continua sorrindo no programa, junto a um monte de pós-adolescentes fingindo nada ter acontecido, claro, um suposto estupro agora é um "comportamento inadequado".

Em outros tempos discutia-se onde estava a verdadeira realidade entre o sonho e a vida desperta. Mas, hoje definitivamente devemos estar apenas sonhando.
Beiramos o absurdo com estes programas, verdadeiros "reality show de horrores" que já perderam completamente a noção de valores. Um programa de TV que supera a lei, a moral ou qualquer bom senso para tratar um assunto como este.
E para terminar, ou melhor para dar continuidade a este show de horrores o mesmo "jornalista", apresentador, solta a seguinte pérola: "o show deve continuar".
E se este suposto estupro terminasse em uma gravidez indesejada?
Acho que talvez a criança seria convidada a participar de outro programa: o show da vida!
Os Maias que me desculpem o plágio, mas é o Fim do Mundo...